sexta-feira, 4 de março de 2011

Eurotrip I: planejamento!

Começa agora a série Eurotrip. Vou contar como foi a minha viagem, mas como há tanto para falar resolvi dividir e cada post será sobre uma cidade. Mas antes disso, começarei falando sobre a fase de planejamento.

4 países, 6 cidades, 24 dias, 1.000 euros, uma amiga, um namorado e uma mochila. Junte a tudo isso o pior inverno que a Europa já teve em 100 anos. Resultado: a minha “Eurotrip”.

Hoje, quando paro pra lembrar, fica até meio difícil acreditar que eu fui mesmo. Quem bem me conhece sabe que não estou acostumada a viver assim grandes aventuras, a grandes viagens. Mas tudo tem estado bem diferente desde que o meu céu ganhou uma nova estrela para iluminá-lo... enfim, vamos por partes! Farei um post para cada cidade, assim fica menos provável que eu me perca e acabe me esquecendo de algo importante. Seguirei também uma ordem cronológica, começarei, então, pela fase de planejamento! Espero que as dicas sirvam para viagens futuras de vocês, queridos 3 leitores dos quais não me esqueci, apesar de ter estado tanto tempo longe!


PLANEJAMENTO:

Começamos a realmente planejar a viagem, ou seja, a retirá-la do mundo das idéias para o mundo real, uns 4 meses antes de viajar. Salvo engano, foi quando compramos as nossas passagens áreas de ida e volta e começamos a acompanhar a cotação DIÁRIA do euro. Antes disso, já tínhamos dado entrada ao único documento necessário para nos dar acesso às terras do velho mundo: o passaporte. Sim, os europeus não são chatos como os americanos e não exigem visto se a sua estadia for inferior a três meses! \o/

Esse foi o primeiro grande passo. A partir disso, a nossa ficha caiu: passaremos 24 dias na Europa e não planejamos NADA ainda. E agora? E quando digo nada, quero dizer nada mesmo! A gente só sabia que chegaríamos dia 19/12 em Madri e que voltaríamos para o Brasil dia 11/01, da mesma cidade. O que faríamos nesse meio-tempo era uma incógnita. Quais países conhecer? Quais cidades visitar? E as piores decisões: onde passar o Natal? E o Reveillon? Confesso que foi difícil, porque atreladas a essas perguntas estavam todas as condições das viagens internas, como preços das passagens aéreas e dos albergues, que oscilavam bastante de acordo com a data. O nosso desafio era fazer o melhor roteiro baseado no melhor custo-benefício.

Todos colaboram à sua maneira: Camila ficava até de madrugada comigo pesquisando mil e uma coisas sobre cidades, passagens e albergues, enquanto Davi dizia que concordaria com tudo que a gente decidisse, se comprometendo a não reclamar em momento algum. Todos acabaram fazendo a sua parte... ;)

Bem, pra quem planeja fazer alguma viagem parecida, fica a dica:

Comunidades do Orkut: você encontra resposta pra TUDO no fórum das comunidades, basta pesquisar. E quando não encontrar, basta criar um tópico novo. Comigo deu muito certo. Fiz vários amigos (Camila com certeza ainda se lembra de Sandra).

Hostelword.com: fizemos todas as nossas reservas para os albergues nesse site, deu tudo super certo. Viajantes comprometidos que somos, mandamos e-mails para todos os albergues que reservamos antes de viajar, confirmando a data que chegaríamos em cada um deles. Todos eles responderam, confirmando tudo.

Easyjet.com: passagens aéreas baratas, empresa organizada, não tivemos problemas. Basta se ater ao tamanho da bagagem! Detalhe: levem um lanchinho pra comer no avião, porque eles cobram pelos lanches oferecidos, e quand se faz 'mochilão' cada euro é sagrado! Hehe.

Enfim, somente com essas ferramentas conseguimos planejar tudo, e viajamos para Europa sem precisar comprar aqueles pacotes da CVC para uma conhecer uma ‘Europa Mágica em 9 dias e 8 noites’.

Próximo post: "A CHEGADA: MADRI".

5 comentários:

Luma Magalhães disse...

Êba! Espero ansiosamente pelos próximos posts! Até porque estou doente em pleno carnaval (não que eu fosse sair, mas, whatever), sem um trabalho de faculdade pra reclamar e além de tudo desempregada... heheh

Renata Oliveira disse...

O próximo post já foi publicado, em sua homenagem... hehe.

Mas ninguém ganha de mim nessa carnaval: sozinha e em Tanque Novo!

Ângela Batista disse...

Êba! Espero ansiosamente pelos próximos posts! Até porque estou em terra de índio em pleno carnaval (não que dança da chuva não possa ser um tipo de dança do carnaval tocantinense), com muito trabalho da faculdade pra não fazer no feriado e com uma nova empregada dentro de casa :)

Ângela Batista disse...

Melhoras, Abil. E, Du, eu queria estar no seu lugar, de verdade!

Renata Oliveira disse...

Poxa, queria ao menos uma de vocês lá pra me fazer companhia... Tanque Novo estará uma cidade fastasma, acho que vou aproveitar e sair nua na rua... hahahh