sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mandinga

Diz a lenda que num dia 29, na Itália, um andarilho bateu na porta da casa de uma família pobre, pedindo um prato de comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas eles não se importaram em dividir o seu jantar, que era gnocchi (ou nhoque). O andarilho era São Genaro. Repartiram então a refeição, cabendo sete pedacinhos a cada um. Após saborear o gnocchi, São Genaro agradeceu e partiu. Quando foram recolher os pratos, embaixo de cada um havia notas de dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do gnocchi da fartura, acompanhado do ritual de colocar dinheiro embaixo do prato. Tem também que comer primeiro os sete pedacinhos em pé, para depois comer à vontade. Você acredita? Não? Nem eu.

Mas no último dia 29 eu adaptei uma receita e ficou - modéstia lá longe - uma delícia. Não sei as quantidades exatas dos ingredientes que usei, até porque massa depende de muitas coisas, e só dá pra saber se tá bom pelo toque. Mas dá pra fazer.

Ingredientes:
-
Batatas
- Farinha de Trigo
- Queijo Parmesão ralado
- Leite
- Sal

Cozinhe as batatas descascadas (cerca de 40 min.) e amasse-as ainda quentes. Reserve até esfriarem um pouco. Acrescente sal, um colher de sobremesa de leite e o queijo. Vá acrescentando farinha e amassando, até a massa começar a d
esgrudar da vasilha. Sempre amasse com as mãos enfarinhadas. Deve ficar bem leve, não igual à de pão ou pizza.



Coloque água para ferver numa panela funda, com uma colher de sal. Enquanto isso, unte uma superfície lisa com farinha de trigo e faça rolinhos com a massa. Corte em pedaços de uns 2 cm.



Quando a água estiver fervendo, jogue os pedacinhos aos poucos, com bastante cuidado (muito mesmo, porque a água espirra que é uma beleza).



Quando começar a flutuar, o pedacinho está pronto. Retire com uma escumadeira.




Coloque numa travessa, e quando todos estiverem prontos despeje um molho em cima. O que fiz foi com o que tinha na geladeira na hora: molho bolonhesa pronto, extrato de tomate, champignon e requeijão cremoso. Pra completar, pimenta calabresa e salsinha.



Nhami-nhami!

2 comentários:

Camila Marques disse...

Humm...deu vontade...qualquer dia vou experiementar essa receitinha aqui em casa.

Renata Oliveira disse...

Quero ser convidada pra comer nhoque e petit gateu de sobremesa, dona luma!