quarta-feira, 21 de julho de 2010

The picture of Dorian Gray


Para quem ainda não sabe, O Retrato de Dorian Gray foi o único romance/livro escrito pelo irlandês Oscar Wilde em meados de 1890.
Sei que muitos já ouviram falar da obra, mas ainda assim devo explicar um pouco sobre o que se trata: o livro conta a história de um lindo rapaz (mais bonito que Narciso! rs) que foi convencido por um amigo (Lord Henry Wotton) que a coisa mais valiosa e bela do mundo é a sua juventude.
No decorrer da história, ele sofre influências completamente divergentes de dois amigos, um já mencionado e o outro, Basil Hallward, pintor que fez o seu famoso retrato.
Os anos se passam e Dorian parece aceitar os conselhos do primeiro amigo e mergulha num mundo de prazeres imediatos e irresponsáveis (como a proópria sinopse da história diz), mas isso não faz com que sua beleza e juventude sejam alterados. Enquanto isso, ocorrem alterações inexplicáveis no seu quadro e por isso, ele é obrigado a escondê-lo das outras pessoas.
Em suma, o mais interessante da obra, segundo a minha opinião, é o dualismo que existe entre a filosofia de vida dos dois amigos de Dorian e seus próprios argumentos e contra-argumentos após ter escolhido e seguido a sua propria filosofia! Eu super recomendo essa leitura não so por ser um clássico da literatura estrangeira, como também por proporcionar verdadeiro prazer. Com isso, selecionei alguns trechos do livro, copiados abaixo:
"Cada retrato que é pintado com sentimento é um retrato do artista, não do modelo."
"Consciência e covardia são, na verdade, a mesma coisa."
"Escolho meus amigos pela boa aparência, meus conhecidos pelo caráter e meus inimigos pela inteligência."
"Porque influenciar alguém é dar-lhe a sua própria alma. Ela já nãotem seus pensamentos naturais ou arde com suas paixões naturais. Suas virtudes não lhe são mais verdadeiras. Seus pecados, se é que há algo como pecado, são emprestados. Ele se torna o eco da música de outro alguém, um ator um papel que não lhe foi escrito."
"O objetivo da vida é o auto-desenvolvimento. Entender a natureza de alguém perfeitamente - eis o porquê de estarmos aqui. As pessoas temem a si mesmas hoje em dia. Elas se esquecem da maior de todas as tarefas que é aquela que se deve a si mesmo."
"O terror da sociedade que é a base da moral e o terror de Deus que é o segredo da religião - essas são as duas coisas que nos gorvenam."
"Cada impulso que lutamos para estrangular remói em nossas mentes e nos envenena. O corpo peca uma vez e se contenta com seu pecado, pois a ação é um modo de purificação. Nada permanece então além do prazer ou da luxúria de um remorso. O único modo de se livrar da tentação, é ceder à ela."
"Resista e sua alma cada vez mais adoece com o anseio pelas coisas que ela mesma se proibiu, com o desejo pelo que suas leis monstruosas tornaram monstruosas e ilegais. Já se sabe que os grandes eventos do mundo ocorrem no cérebro. É no cérebro e apenas lá, que os pecados do mundo ocorrem."
"Palavras! Meras palavras! Como são terríveis! Como são límpidas, vivas e cruéis. Ninguém pode escapar delas. E ainda uma mágica sutil há nelas. Parecem dar forma plástica a coisas sem dimensão e ter uma música própria tão doce quanto aquela da viola ou do alaúde. Há algo tão real quanto as palavras?"
"Entre a fama e a infâmia há apenas um passo ou um pouco menos."
"O natural também é uma pose."
" (...) este é um dos grandes segredos da vida: curar a alma por meio dos sentidos e os sentidos por meio da alma. Você é uma criatura maravilhosa. Você sabe mais do que pensa que sabe, assim como sabe menos do que deseja saber."
"Compreenda sua juventude enquanto a tem. Não desperdice o ouro dos seus dias, ouvindo aos tediosos corrigir a falha desesperançada ou dando sua vida ao ignorante, ao comum, ao vulgar, que são os objetivos, os falsos ideais de nossa época. Viva! Viva a maravilhosa vida que há em você! Não deixe que nada se perca sobre você. Procure sempre por novas sensações. Não tema nada."
"A gente tem um certo interesse nas coisas triviais quando assuntos de alta importância assustam ou quando somos eriçados por alguma nova emoção, para a qual não conseguimos encontrar expressão, ou quando algum pensamento que nos amedronta arma um cerco súbito ao cérebro e nos convoca a capitular."
"SEMPRE!" Mas que palavras mais assustadora! Faz-me tremer quando a ouço. As mulheres gostam tanto de usá-la. Elas estragam cada romance ao tentá-lo fazer durar para sempre. É, também, uma palavra sem sentido. A única diferença entre um capricho e uma paixão da vida toda é que o primeiro dura um pouco mais."
"Os bons dão tudo à sua arte e, consequentemente, são perfeitamente desinteressantes em si mesmos. Um grande poeta é a criatura mais sem poesia de todas. Mas os poetas inferiores são de fato fascinantes."
"Há venenos tão sutis que para saber suas propriedades (e dose letal), é necessário se envenenar com eles."
"O verdadeiro problema do casamento é que isso elimina o egoísmo de alguém. E pessoas altruítas não têm cor. Elas perdem a individualidade."
"A razão pela qual as vezes gostamos de pensar mal dos outros é que tememos a nossa própria opinião sobre nós mesmos. A base do otimismo é o terror absoluto."
Oooppps, percebi que essa postagem ficou muito longa e que eu não consegui colocar nela 1/3 das citações que gostaria! (Pra vocês terem noção, essas citações são de apenas um personagem: Lord Henry).
Curiosidade: Existem 3 filmes sobre a obra - um de 1945, outro adaptado com o título "Dorian Gray e o pacto com o diabo" e o último que se chama apenas "Dorian Gray" e é do ano passado (a foto é do filme) e eu tô doida para assistir! Outro filme em que aparece o personagem é a Liga Extraordinária.
Espero que eu tenha convencido vocês e lerem ou assistirem sobre o tema.

3 comentários:

Renata Oliveira disse...

Me convenceu a ler e a assistir o filme. Persuasiva, você, hein? hehehe

Camila Marques disse...

Ah, sempre quis ler alguma coisa de Oscar Wild, mas sempre achei que era alto nível demais para mim. Fiquei empolgada para ler esse livro, mas a linguagem não é muito rebuscada não? Desde que entrei na faculdade só leio livros bobinhos tipo Sthephenie Meyer, Dan Bronw, JK Rowling...rs

Ângela Batista disse...

Que bom que eu consegui plantar algum interesse em vocês!
Cami, a linguagem é bastante entendível e gostosa, você vai gostar! E para as outras palavras, existem rodapés explicativos!
Logo venho com o resumo de outro livro perfeito: Orgulho e Preconceito (Jane Austen)