quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mundo Grande



"Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito,
por isso freqüento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias:
preciso de todos.
Sim, meu coração é muito pequeno.
Só agora vejo que nele não cabem os homens.
Os homens estão cá fora, estão na rua.
A rua é enorme. Maior, muito maior do que eu esperava.
Mas também a rua não cabe todos os homens.
A rua é menor que o mundo.
O mundo é grande"


Carlos Drummond de Andrade
ps: a foto (uma montagem, na verdade) é meio nada a ver com a poesia, achei no google quando coloquei pra pesquisar "outono", mas é bonita, então tá valendo.

Um comentário:

Ângela Batista disse...

Esses dias estava me perguntando sobre a necessidade de auto-promoção que o ser humano tem...Acho que Drummond, através dessa poesia, apresentou muito bem uma teoria para isso!