quinta-feira, 22 de abril de 2010

E ainda por cima vem da Suécia

Quem me conhece, ainda que pouco, percebe que sou aficcionada por livros e fimes que sejam trilogias, quadrilogias, sequências em geral. Enquanto fico no aguardo das continuações de Harry Potter, Twilight, Piratas do Caribe, Homem de Ferro e vários outros blockbusters nesse ano e no próximo, estou cultivando um novo vício, que é a Trilogia Millennium. O coitado do escritor, o sueco Stieg Larsson, morreu antes de ver o sucesso estrondoso de seus livros: já foram vendidos mais de 25 milhões de exemplares em 42 países, só que ele teve um ataque cardíaco pouco depois de entregar o material para a editora. Não tinha um tostão no bolso, e os direitos autorais da trilogia já renderam cerca de US$ 30 milhões. A mulher com quem ele vivia está brigando na justiça por essa grana, já que eles não eram casados e a Suécia não reconhece união estável, blá, blá, blá.

_ olha como as capas são liindas! =)


Lisbeth Salander, a heroína (?) dos livros, é uma hacker-punk-tatuada-cheia de piercings de vinte e poucos anos, cabelos pretos curtos, magrela e baixinha, bissexual, antissocial, declarada oficialmente incapaz e sob custódia do Estado por comportamento violento e outros motivos obscuros. O mocinho é Mikael Blomkvist, um jornalista de esquerda quarentão, pegador do nível Zé Mayer (sério, o cara come todo mundo), fundador da revista Millenium, que causa um escândalo ao denunciar as falcatruas de um empresário/gângster megapoderoso. Em Os Homens que Não Amavam as Mulheres, os dois protagonistas são unidos pelo destino para investigar o desaparecimento de 36 anos atrás da sobrinha-neta de um velho bilionário. O segundo livro, que terminei hoje, é A Menina que Brincava com Fogo, e o terceiro é A Rainha do Castelo de Ar. A mistura de mistério, suspense, assassinatos e violência sexual, somada a um texto leve e corrido com revelações na medida certa (tipo Agatha Christie ou Dan Brown) garantem que você não vai querer largar o livro por nada nesse mundo.

A estreia do primeiro filme,
Os Homens que Não Amavam as Mulheres, é amanhã 23/04:



O diretor disse que Lisbeth Salander é o maior fenômeno a sair da Suécia desde o ABBA lol.

Só pra explicar o porquê do título, a Suécia tem uma renda per capita de US$34.735 e o PIB é 0,963. Fica na Europa escandinava, onde o Sol nunca se põe durante o verão e no inverno a noite não tem fim. E lá também dá pra ver a Aurora Boreal, aquelas luzes espetaculares no céu que aparecem no filme Como treinar seu dragão. É definitivamente um lugar onde eu moraria.

E aqui o trailer do filme:



5 comentários:

Renata Oliveira disse...

A estréia já é amanhã?? Nem sabia... mas quero ler o livro antes, vc tem? xD

Luma Magalhães disse...

Emprestei pra Érica, mas nem sei se ela tá lendo.

Luma Magalhães disse...

Vi algumas fontes que diziam que a estreia era 14 de maio, agora tô confusa.

Mará Minnie disse...

O primeiro livro da trilogia "Os homens q não amavam as mulheres" é fascinante!! E como vc disse prima, qndo começa a ler num dar p largar mais: É INSTIGANTE A HISTÓRIA!! hehehe :D Aah! Leva no meio do ano os outros dois q eu quero lê, tah!! hasuahsuahaush
Num tava sabendo q ia lançar o filme já! Quero assistii!! Beeijo! Amoo!

Camila Marques disse...

Tb quero ler esses livros...
To adorando esse blog, entro sempre que posso pra dar uma butucadinha