domingo, 2 de maio de 2010

"A fé que você deposita em você e só"

Esse texto, na verdade, é um comentário ao texto de Ângela, que achei bastante inspirador. Não sou etimóloga e nem quero fazer pesquisas para descobrir a origem e o significado de acreditar. Sob meu olhar leigo deve ser algo relativo a crer e a dar crédito a alguma coisa.

Penso ser tão intrínseca ao ser humano a necessidade de acreditar em algo para se desenvolver e crescer como homem, que todos deveriam ter essa fé dentro de si (até porque ela facilita a obtenção de todas essas conquistas). É muito interessante observarmos a exteriorização da idiossincrasia de cada um quando vemos em que eles acreditam. Deuses, orixás, correntes filosóficas, crenças populares, o poder da própria mente, enfim, cada pessoa acredita no que quer, e com base nessas crenças muitos edificam suas vidas.

É bonita, afinal, a nossa capacidade de acreditarmos sem termos provas concretas que nossa crença é real. No entanto, qual é mesmo a necessidade de que ela exista de fato? Basta termos onde nos apoiar quando perdemos o equilíbrio e onde encontrar esperança quando tudo parecer perdido.

Muitas pessoas procuram (e encontram!) essa fonte de forças nelas mesmas. O fato de não se crer no divino, no sobrenatural, não implica na impossibilidade de ter a fé como alicerce. O ser humano, em si mesmo, pode bastar como base. Ter fé em si mesmo é acreditar na possibilidade de realizarmos tudo que nos for proposto, é confiar na nossa capacidade e, consequentemente, nos dedicar o quanto for necessário para alcançarmos nossos objetivos.

Quando não há fé de que algo é possível, é da própria natureza humana fraquejar e achar desnecessário o esforço para a sua realização. A grande importância de acreditar em si mesmo (ou em qualquer outra coisa) é o empenho que provém dessa crença. Se você crê que pode dar certo, você luta para que isso aconteça. É aí que se encontra o verdadeiro poder do acreditar.

Ps: Não é pelo fato de ser música dos Beatles, mas esse trecho resume bastante pra mim a importância de acreditar em si mesmo.


"So let it out and let it in
Hey Jude, begin,
You're waiting for someone to perform with.
And don't you know that it's just you?
Hey Jude, you'll do!
The movement you need is on your shoulders"

5 comentários:

Camila Marques disse...

Concordo plenamente com o que você disse.A gente só vai a luta pelo que a gente realmente acredita. Esse trecho de "Hey Jude" caiu como uma luva.

Ângela Batista disse...

Adorei, Du! Existem formas bem mais claras de se escrever e se fazer entender, à exemplo esse texto!
Quanto a música, salva-me engano, Paul escreveu para o filho do Lennon quando este se separou da primeira esposa, né?! (contextos explicativos...rs)é linda :)
Adorei o título também!

Ângela Batista disse...

Mais do mesmo: o quarto parágrafo me comoveu, de verdade!

Renata Oliveira disse...

E foi essa história mesmo!Tá por dentro dos Beatles, hein? xD

Ângela Batista disse...

...tenho um namorado inteirado que me faz inteirar,rs...Só não posso ser falsa, porque eu não entendo o inglês muito bem ainda, daí não me acho no direito de ser fã, entende? Mas a gente ouve muito Beatles por aqui! Vira e volta eu leio a letra e entendo... mas ainda é complicado para mim pegar de ouvido...
Nas férias vou te mostrar umas fotos que tem aqui deles tocando no Cavern Club (é isso?)...
Outra coisa, Leo me disse que para quem quer aprender inglês ouvindo, a melhor sugestão é Beatles (vários motivos...hehe)