domingo, 9 de maio de 2010

# PHOTOGRAFY #


Vou postar aqui algumas citações sobre fotografia que minha amiga e eu estamos empenhadas a estudar para o trabalho de conclusão de curso dela. Há conceitos sobre o ato de fotografar (muitas vezes contraditórios), há um pouco de antropologia e filosofia da fotografia e, além de tudo, há autores renomados que valem a pena ser citados! Minha intenção não é fazer uma análise sobre o tema, mas sim mostrar frases que façam as pessoas pensarem sobre o que já sentem ou sabem (mas as vezes não sabem que sabem...), como por exemplo: curtir ou captar o momento? Opinem!

"O trabalho mais importante do fotógrafo não é o de aprender o manejo de sua câmera, nem o de revelar a película, nem de fazer as provas. É o de aprender a ver com o olho fotográfico, quer dizer, aprender a contemplar o seu tema em termos adequados à capacidade dos seus instrumentos e processos, para assim traduzir instantaneamente os elementos e valores da cena escolhida na fotografia que se deseja criar." (Edward Weston)

"o inimigo da fotografia é a convenção. A sua salvação vem do experimentador que se atreve a chamar a fotografia qualquer resultado com meios fotográficos, com uma câmera ou sem ela." (László Moholy-Nagy)

"A câmara é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmara." (Dorothea Lange)

"A fotografia é uma abstração em que a sobreidade do preto e branco faz concentrar a atenção sobre o conteúdo. A cor é mais própria para a pintura." (Henri Cartier-Bresson)

"Só no século passado, e em parte dele, temos visto o mundo em preto e branco. Mas o preto e branco foi somente uma limitação técnica. O futuro da fotografia é a cor." (Francesco Catalá-Roca)

"A câmara não tem senão um olho: a lente. Só pode registrar um fragmento do mundo visual. O fotógrafo leva com ele o segundo olho. Este é o olho da seleção. O artista tem ainda um terceiro olho: O olho da imaginação criativa. Este terceiro olho é o que pode penetrar no nosso mundo interno." (David M. Curl)

"É preciso fotografar sempre com o maior respeito pelo tema e por si próprio." (Henri Cartier-Bresson)

"A lente revela mais do que o olho pode ver." (Edward Weston)

"O fotógrafo deveria aprender a trabalhar com um equipamento mínimo. A câmara deveria converter-se numa extensão do nosso olho, nada mais." (Ernst Haas)

"A câmara não necessita ser um recurso mecânico. Como a pena, é tão boa como a pessoa que a utiliza pode ser o prolongamento da mente e do coração." (John Steinbeck)

"A busca das imagens deixou de ser uma busca de fatos, mas também uma fragmentação desses fatos. Na multiplicidade, elas estão cada vez mais se perdendo. Hoje, não se sabe onde está o original. Não se tem mais uma proximidade com a realidade, não existe ponto fixo. A realidade é indetectável. As imagens são profecias de uma época e hoje não passam de reflexos em vidros sem ponto de referências." (Rosane de Andrade)


P.S.: Essa foto eu tirei no final de Novembro de 2009, mais ou menos às 16h. Esses holofotes estão na frente da catedral de Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional, TO.

5 comentários:

Renata Oliveira disse...

Adorei os post com os comentários, duds... gostei mesmo.

Em relação a curtir ou captar o momento, acho bem possível conciliar os dois ;)

Camila Marques disse...

Muito legal a frase de Dorothea Lange.
A foto ficou muito bela.

Luma Magalhães disse...

Muito linda a foto!

Anônimo disse...

Tem gente que pensa que tirar foto é só mirar a câmera e apertar o botão. Dessa forma registram lindos momentos, mas, quando olhamos para as fotos, nem sequer lembramos do quão realmente bons foram aqueles momentos, tamanha é a falta de qualidade da composiçõa das fotos. Ainda bem que estamos na era digital, assim podemos ver como saíram as fotos antes mesmo de irmos embora do passeio rsrs eu não deixo qualquer pessoa tirar foto pra mim kkk
***
Essa questão de de curtir ou captar o momento... eu já captei muitos momentos e só me dei conta de que não os curti depois que já tinham acabado. Mas hoje estou aprendendo a curtir mais e captar o quanto for possível XD
Desculpe pelo longo e enfadonho comentário!

Ângela Batista disse...

Obrigada pelo comentário, Lu! Não hesite em escrevê-lo de qualquer tamanho, rs.

Bom, quanto ao curtir ou captar, alguns autores dos livros discordam de vocês por questões meramente temporais. Eles dizem que o momento em que focamos e clicamos para a foto ser tirada, significa que nossa atenção está direcionada para aquela ação, com isso o segundo em que a foto é registrada não é curtido por nós por essa questão lógica...

Mas tudo isso também depende do que chamamos de momento...

Além de tudo, como diz G.G.Marquez, perdemos muitos momentos de luz dormindo, fechando e piscando os olhos. Isso é inevitável...rs